Missão agora é o Brasileiro

EM MANAUS, meninas do Montes Claros Handebol estreiam em competições nacionais contra as atuais campeãs

Temporada impecável em 2014, rendem ao MC Handebol competições nacionais
O TIME feminino do Montes Claros Handebol está na contagem regressiva para a disputa do Campeonato Brasileiro de Handebol Adulto de Clubes, que acontece a partir da próxima quarta-feira, em Manaus (AM). Campeã estadual em 2014 – e dos Jogos de Minas (JIMI) –, a equipe será a representante de Minas Gerais, com o orgulho de contar com mais de 70% do grupo oriundos dos próprios trabalhos de base da cidade ao longo de vários anos. A delegação segue viagem para o Norte do País na noite de segunda-feira.

AS MONTES-CLARENSES estão na Chave A ao lado dos times do Porto Handebol, do Amapá, Universidade Nilton Lins, do Amazonas, e o Clube Português, de Pernambuco, atual campeão brasileiro e justamente o adversário da estreia, às 16h30, no dia 3/6. Toda a competição será no Ginásio II da Vila Olímpica de Manaus.

NO DIA 4, Montes Claros joga contra o Porto, às 15h, e na sexta-feira, dia 5, faz o duelo contra as donas da casa do Nilton Lins. Na outra chave estão o Handebol Clube Manaus (AM), Águias Campinas (SP), Handebol Clube (PB) e a Escola Superior Madre Celeste/Esmac (Pará). Os times jogam dentro dos grupos em apenas um turno, mas somente os dois melhores de cada lado seguem na disputa pelo título. Os demais continuarão jogando, mas para definir a classificação geral do Campeonato.

PARCEIRAS

MOTIVADA, ASSIM como todo o grupo por causa da experiência nacional, a treinadora Francis Almeida destaca que, mesmo o clube tenha a vaga por direito como o atual campeão de Minas Gerais, o papel da Federação Mineira de Handebol foi determinante para chegar ao Brasileiro, com o suporte logístico e na orientação sobre o cumprimento dos trâmites. A entidade, por sua vez, trabalha para estabelecer um convênio com a Secretaria Municipal de Juventude e Esportes de forma que o Montes Claros possa pleitear os benefícios do bolsa-atleta nos âmbitos estadual e federal.

SOBRE O time, com uma média de duas horas por dia (três vezes por semana), o grupo treina desde fevereiro com trabalhos físicos e técnicos no Ginásio Ana Lopes (Parque Municipal), com a mesma base que venceu o Mineiro e o JIMI. Os reforços são as atletas Gabriela Teodoro e Mislaine Monique, que também são mineiras, mas com a experiência no currículo de terem atuado em equipes profissionais.

A TREINADORA do Montes Claros revela que a estreia será mesmo o jogo mais pesado, principalmente pelo currículo do Clube Português. “Elas já venceram o Brasileiro em cinco oportunidades”, disse. Sobre os demais times, Francis revela que vai conhecê-los ao acompanhar o confronto direto na primeira rodada. A tradição mineira no handebol faz a treinadora projetar a possibilidade de o Montes Claros brigar por premiação no Brasileiro. “Vamos disputar o Campeonato com a expectativa de brigar por medalhas”.

Diretora Mercês Silva
MARIA DAS Mercês é a diretora do time e destaca que, mesmo com o histórico da cidade em disputar competições nacionais no handebol feminino, esta é a primeira vez que uma equipe local está trabalhando com uma estrutura profissional. As atletas têm trabalho específico de academia, fisioterapia e preparação física, suporte dado pela Secretaria Municipal de Esportes. "Já estivemos em outros campeonatos e copas nacionais, mas há 10 anos a cidade estava ausente de uma disputa como esta. Estamos de volta ao cenário nacional", resume a diretora, que tem 20 anos de dedicação ao handebol como atleta, técnica e dirigente.

AS MENINAS disputarão, ainda nesta temporada, a Copa Brasil de Handebol entre os dias 17 e 21 de agosto, em Fortaleza, no Ceará, vaga também conquistada pelo desempenho na disputa mineira em 2014.

Nenhum comentário