Por três dias, Montes Claros vira a capital brasileira do Squash

CIDADE RECEBE as duas principais competições dos circuitos nacional e mineiro da modalidade; são quase 80 atletas em sete classes

Quadra de vidro montada no MC Shoping (foto: Ricardo Freitas)
POR TRÊS dias, Montes Claros torna-se a capital brasileira e mineira do squash. A partir desta sexta-feira – até o domingo –, a cidade sedia o 6º Circuito Brasileiro e a 5ª etapa do Estadual da modalidade, que acontecem paralelamente na Academia MC Squash e na área de eventos do Montes Claros Shopping Center, onde foi montada uma quadra com as quatro laterais de vidro.

SEGUNDO UM dos organizadores e professor de Educação Física, André Maia, “juntas, as duas competições reunirão 78 atletas”, entre homens e mulheres, da 7ª à 1ª classe – de juvenis a profissionais. Primeiro colocado do ranking brasileiro e atual número 81 no ranking mundial, Rafael Alarcon está na cidade como a principal atração.

Rafael Alarcon é o 1º do ranking brasileiro
COM UM tricampeonato sul-americano, títulos nacionais e pódios em competições pan-americanas e nos EUA, Renata Furletti, de 15 anos, é o destaque entre os competidores locais, assim como o jovem Gabriel Lana, vencedor do Troféu Bola Cheia/2011 – prêmio ao melhor desportista da modalidade no ano passado.

HÁ PELO menos dois anos, Montes Claros já sedia uma etapa do Campeonato Mineiro de Squash. Os jogos da disputa estadual, com 60 inscritos, acontecerão na Academia MC Squash, da 1ª fase às quartas-de-final. As semifinais e finais de todas as categorias (1ª à 7ª Classe) serão realizadas na quadra de vidro no shopping.

JÁ O Circuito Nacional, que teve as suas cinco primeiras etapas em Campinas, Uberlândia, Ilhéus, Belo Horizonte e Poços de Caldas, reunirá 18 competidores em Montes Claros, entre juvenis e profissionais (masculino e feminino), com todas as disputas na quadra do MC Shopping. A entrada é franca e haverá uma estrutura com cadeiras para o público. Até o final do ano, haverá mais quatro etapas e os oito melhores colocados na classificação geral do ano disputarão um torneio à parte.

AS DUAS competições têm a homologação da Confederação Brasileira e da Federação Mineira de Squash, com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer e empresas locais.

Nenhum comentário