Em busca de uma volta triunfal

APÓS UM jejum de oito anos, o Montes Claros FC – Bicho – retorna ao profissionalismo em casa e projeta arrancada com vitória

SENSAÇÃO DO interior mineiro nos anos 90, quando saltou da última divisão para a elite em apenas quatro anos, o Montes Claros Futebol Clube retoma sua vida no profissionalismo no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão/2012. Hoje, às 15 horas, o Bicho faz sua estreia pela Chave B da competição oficial contra a Associação Esportiva Ituiutabana, de Ituiutaba, no estádio José Maria Melo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser comprados a partir do meio-dia, na bilheteria do estádio. O time usará seu uniforme número 1, semelhante ao do Grêmio, clube que inspirou o presidente Ville Mocellin a montar o Bicho.

CRIADO EM 1992, o MCFC foi vice-campeão da Segunda Divisão (95) e do Módulo II (96), condição essa que lhe rendeu o acesso para a 1ª Divisão de 1997, quando ficou com a 7ª melhor campanha. Chegou a disputar o Brasileiro da Série C e foi eliminado nas quartas-de-final. Já no ano seguinte, também na elite, a campanha foi lastimável: foi o vice-lanterna e acabou rebaixado. Por causa disso, pediu licença. Numa versão de clube-empresa, com o nome de Montes Claros Esporte Clube, voltou em uma experiência efêmera no Mineiro da 2ª Divisão de 2004, mas foi eliminado ainda na 2ª fase classificatória. Daí, parou de vez.

APOSTA NA JUVENTUDE

PARA ESTE ano, a receita o Novo Bicho é bem diferente ao que foi feito pela diretoria nos anos 90, quando o clube foi profissionalizado. Ao invés daqueles jogadores bastante rodados pelo interior de Minas ou com poucas chances na Grande BH, o clube está apostando no plano de trabalho do veterano técnico Wantuil Rodrigues. Ele aproveitou seu bom relacionamento das últimas experiências no interior paulista e nas categorias de base de América e Cruzeiro para montar um grupo jovem, com média de idade abaixo dos 23 anos.

OS MAIS experientes são os meia Bruno Amaral (29) e Élder (27) e o goleiro Ramon (27), todos titulares nesta estreia. Apenas dois atletas são da cidade. O meia Rafael Mendes, também chamado de Bill, que será opção de banco, e Vinícius Valverde, que será um dos titulares do ataque nesta tarde. 

“INDEPENDENTE DA competição, a estreia em casa exige mais atenção de todo o time, porque a cobrança acontece a todo o momento”, disse Vinícius, ciente de que haverá apoio das arquibancadas, assim como a pressão para que o time comece bem a briga pelo acesso ao Módulo II de 2013. Como é da cidade, terá a família ao seu lado no estádio.

UM DOS amuletos do clube é o preparador físico Netto Ruvenal, que vem de quatro acessos consecutivos no futebol mineiro com o Nacional de Nova Serrana (2), Guarani de Divinópolis (1) e Tombense (1). O time titular para hoje será este: Ramón; Jailson, Nilo, Wanderson e Markim; Élder, Bruno Amaral, Geovane Lage e Celinho; Victor Mendoza (Thiago Emílio) e Vinícius.

Nenhum comentário